Leonardo
Leonardo Nascimento de Araújo (Niterói, 5 de fevereiro de 1969), formado nas divisões de base do Flamengo e, em 1987, quando tinha apenas 17 anos, foi lançado no time principal durante a Copa União. Jogando ao lado de tantos velhos ídolos rubro-negros como Zico, Leandro e Andrade, e dos novos talentos do clube, que incluíam Jorginho, Bebeto e Zinho, Leonardo sagrou-se campeão brasileiro naquele ano. Mas, pouco ficou no Clube que o revelou.
Em 1990, Leonardo foi vendido para o São Paulo, onde ganhou o Campeonato Brasileiro, em 1991, sob o comando do técnico Telê Santana. No final de 1991, foi para o Valência. Ficou somente duas temporadas no clube espanhol e, então, retornou ao Brasil, defendendo novamente o São Paulo. Esta segunda passagem pelo tricolor do Morumbi foi curta, no entanto, foi o bastante para que o jogador acumulasse muitos títulos, incluindo o Mundial Interclubes, em 1993.
Então veio 1994, um ano de muita expectativa para Leonardo, que teve a chance de iniciar a Copa do Mundo como titular na lateral-esquerda do Brasil, deixando o experiente Branco no banco. Mas, ficou marcado por uma cotovelada em Tab Ramos, jogador da equipe norte-americana, que teve de sair de campo com seu osso malar fraturado. Punido pela FIFA, ficou de fora do resto da campanha do tetra.
Após a Copa, Leonardo foi jogar no Japão. Vestindo a camisa do Kashima Antlers, ele teve nova oportunidade de atuar ao lado de seu grande ídolo e amigo: Zico. Em 1996, o jogador trocou o Japão pela Europa, assinando com o Paris Saint-Germain, da França. Porém, um ano mais tarde, acabou se transferindo para o todo poderoso Milan, onde permaneceu por quatro temporadas consecutivas.
Leonardo deixou o Milan em 2001, retornando ao Brasil para jogar novamente pelo São Paulo e Flamengo. Contudo, em decorrência de uma série de contusões, o jogador acabou participando de poucos jogos em ambas equipes. Então, quando surgiram rumores sobre sua possível aposentadoria, o jogador foi convidado a retornar para o Milan, onde acabou encerrando sua carreira em 2003.
Desde 2002, Leonardo passou a dedicar-se com programas de aasintencialismo social na Fundação Gol de Letra e na Fondazione Milan. Na Copa do Mundo de 2006, trabalhou como comentarista esportivo no programa Match of the Day, da rede de tv britânica BBC. No Milan, Leonardo ocupa, desde 2003, o cargo de consultor de mercado do clube, tendo sido o responsável direto pela contratação de Kaká.
Acesse o Site da Fundação Gol de Letra.
Fonte: Flapédia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário